Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Disclosure na Internet em Empresas Latino Americanas


A Revista Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou em seu volume 7, número 3, uma pesquisa desenvolvida em meu grupo de pesquisa, o Contabilidade e Mercado de Capitais (COMECA), por duas alunas de iniciação científica da UFPB, sob minha orientação.

Esta pesquisa faz uma análise sobre a divulgação de informações financeiras das empresas nos principais países da América Latina, comparando-os por meio de um índice de disclosure. Este estudo é parte integrante de uma pesquisa realizada por mim e pela Talieh Ferreira, também integrante do COMECA, o qual foi divulgado anteriormente neste blog AQUI.

Abaixo apresento os dados deste artigo:

ANÁLISE DA DISCLOSURE NA INTERNET DAS COMPANHIAS ABERTAS NA AMÉRICA LATINA

Maria Natalice Francelino da Silva
Thamirys de Sousa Correia
Orleans Silva Martins

RESUMO
O objetivo desse estudo foi estimar e analisar o Índice de Divulgação Corporativa na Internet (ICDI) das empresas latino-americanas que negociaram suas ações nas principais bolsas de valores da América Latina no ano de 2014. Para isso foram coletados os dados de 747 empresas de capital aberto por meio de seus sites corporativos. Foi estimado o ICDI com o auxílio de uma Análise dos Componentes Principais (ACP) e, em seguida, o mesmo foi analisado por meio de estatísticas descritivas, de análise de correlação e de testes de médias. O ICDI geral encontrado foi de 57,38%, indicando que todas as empresas analisadas divulgaram pouco mais que a metade dos itens requeridos pelo índice. A maior média por país foi apresentada pelo Brasil (63,44%), seguido pelo Chile (58,46%), México (46,97%) e Argentina (43,81%). Na análise de correlação pode-se verificar que as cinco seções do índice são positiva e estatisticamente correlacionadas, o que reforça sua robustez em representar a disclosure das empresas. E no que se refere às diferenças de médias entre os países, apenas o Chile não apresentou médias estatisticamente diferentes entre os demais países analisados. Assim, entre as contribuições deste estudo, destaca-se a estimação de um nível de divulgação para os principais países dessa região, relevando que, apesar das facilidades de acesso a tais informações pela internet, o nível de divulgação ainda é pouco superior à metade daqueles exigidos pelo índice estimado.

Palavras-chave: Divulgação; Transparência; Internet.

Referência:
SILVA, M. N. F.; CORREIA, T. S.; MARTINS, O. S. Análise da disclosure na internet das companhias abertas na América Latina. Revista Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 4-22, set./dez. 2017.

Disponível AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.