Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sábado, 5 de agosto de 2017

[livro] Faça Fortuna com Ações


Particularmente eu sou um daqueles investidores que gostam de literatura nacional. Habitualmente procuro por bons livros que retratem o mercado brasileiro (infelizmente são poucos). Na literatura sobre investimentos, temos excelentes livros, mas a maioria retrata o mercado norte-americano (como O Investidor Inteligente, Investindo em Ações no Longo Prazo, Ações Comuns Lucros Extraordinários, Security Analysis etc.). O Faça Fortuna com Ações: Antes que Seja Tarde é talvez um dos mais conhecidos e mais antigos do mercado brasileiro, por isso decidi contar minha experiência e percepção sobre essa leitura, fazendo esta breve Resenha.

Livro: FAÇA FORTUNA COM AÇÕES: ANTES QUE SEJA TARDE

Autor: Décio Bazin, jornalista e investidor

O Décio Bazin (autor) foi um jornalista e investidor que durante muito tempo antes de publicar o livro escreveu sobre o mercado de ações para o jornal “Gazeta Mercantil” e para a revista “Balanço Financeiro”. Com isso, ele enrique o livro, ao final de cada capítulo, com a adição de seus artigos relacionados ao tema do capítulo e publicados por aqueles veículos de comunicação.

O livro é um clássico nacional, pois além de contar as estratégias de investimentos e observações que o Bazin fazia ao longo de sua experiência com a bolsa de valores, contando como era nossa bolsa naquele período (tendo em vista que o livro foi publicado em 1992, quando o mercado era bem diferente de hoje, com republicações até hoje). Como o próprio subtítulo do livro já diz: "Profissional do Mercado mostra o caminho através do fascinante mundo da Bolsa".

Com um conteúdo fortemente relacionado à análise fundamentalista, Bazin é cético ao desacreditar a análise técnica e focar na importância dos números contábeis das empresas. Boa parte do livro ele destina a criticar os papéis de especuladores e manipuladores no mercado. Para o Bazin, "fazer fortuna com ações" é resultado de muito estudo dos números contábeis e investimento em boas empresas pagadoras de dividendos. Utilizando o termo "cash yield" para designar a remuneração dos dividendos em relação ao preço da ação, ele determina 6% de retorno sobre o preço da ação como taxa mínima de atratividade, indicando a substituição de empresas que não atendam a esse critério por períodos consecutivos.

O livro é divido em dois, tratando, na primeira parte, dos seguintes temas: i) introdução, ii) a ação e o preço, iii) por que investir em ações, iv) fórmulas para investir, e v) o investidor vai desaparecer. Na segunda parte, trata de: i) o mercado, ii) cinco personagens, iii) os que atrapalham o mercado, e v) apêndice.

Como um clássico nacional, recomendo a leitura àqueles que se interessam pelo mercado de ações, sejam investidores já experientes ou iniciantes, pois terão a oportunidade de ter uma visão "vintage" do mercado de ações no Brasil, conhecendo o famoso "Método Bazin", apregoado por algumas consultorias de investimento atualmente.

Portanto, boa leitura e faça a sua fortuna!

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.